Publicado por: amigodobicho | 11/10/2010

Dia das Crianças. Animal de estimação não é brinquedo.

Amanhã é o dia das crianças. Levem as crianças para passear, brincar no parquinho, almoçar fora, ao Shopping e se possível dêem presentes. Entretanto não confunda animal de estimação com brinquedo.

As crianças que se criam junto com animais de estimação apresentam muitos benefícios. O despertar de sentimentos positivos para o animal pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança da criança. Um bom relacionamento com os animais pode também ajudar no desenvolvimento na comunicação não verbal, a compaixão e empatia.

Ter um animal também requer cuidados e estes cuidados, orientados por um adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do animal e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, dividir o seu pão e oferecer-lhe um pedaço da sua bolacha, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até à morte. É neste aspecto da vida e da morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, pois a criança aprende a lidar com a perda e com a dor.

Assim NUNCA dê um animal de estimação como se fosse um brinquedo. Neste caso, prefira um brinquedo de plástico.


Deixe um comentário

Categorias