Publicado por: amigodobicho | 07/02/2010

Como Denunciar maus tratos contra animais.

Apesar da indiferença da maioria das pessoas, maus tratos contra animais, assim como maus tratos contra a pessoa, é crime. Crime que deve ser denunciado e combatido fervorosamente.

Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais

Art. 32º: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Exemplos de maus-tratos:

- Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
- Manter preso permanentemente em correntes;
- Manter em locais pequenos e anti-higiênicos;
- Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
- Deixar sem ventilação ou luz solar;
- Não dar água e comida diariamente;
- Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
- Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
- Capturar animais silvestres;
- Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
- Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc..

*Outros exemplos estão descritos no Decreto Lei 24.645/1934, de Getúlio Vargas.

Como denunciar:

1) Ao discar para o 190, Linha Verde ou PM Ambiental diga exatamente: – Meu nome é “X” e eu preciso de uma viatura no endereço “X” porque está ocorrendo um crime neste exato momento.

2) Provavelmente você será questionado sobre detalhes do crime, diga: – Trata-se de um crime ambiental, pois “um(a) senhor(a)” está infringindo a lei “X” e é necessária a presença de uma viatura com urgência.

3) Sua próxima preocupação é com a preservação das provas e envolvidos. Se possível não seja notado até a chegada da polícia, pois um flagrante tem muito mais validade perante processos judiciais.

4) Ao chegar a viatura, apresente-se com calma e muita educação. Lembre-se: O policial está acostumado a lidar com crimes muito graves e não deve estar familiarizado sobre as leis ambientais e de crimes contra animais.

5) Neste momento você deverá esclarecer ao policial como ficou sabendo dos fatos (denúncia anônima ou não), citar qual lei o(a) senhor(a) está infringindo e entregar uma cópia da lei ao policial.

6) Após isso, seu papel é atuar junto ao policial e conduzir todos à delegacia mais próxima para a elaboração do TC (Termo Circunstanciado).

7) Ao chegar à delegacia apresente-se calma e educadamente ao delegado. Lembre-se: o delegado de polícia está acostumado a lidar com crimes muito graves e não deve estar familiarizado sobre as leis ambientais e de crimes contra animais.

8) Conte detalhadamente tudo o que aconteceu, como ficou sabendo, o que você averiguou pessoalmente, a chegada da viatura e o desenrolar dos fatos até aquele momento. Cite a(s) lei(s) infringida(s) e entregue uma cópia ao delegado (isso é muito importante).

9) No caso de animais mortos ou provas materiais é necessário encaminhar para algum Hospital Veterinário ou Instituto Responsável e solicitar laudo técnico sobre a causa da morte, por exemplo. Peça isso ao delegado durante a elaboração do TC.

* Se por acaso o delegado se negar a abrir o inquérito você deve mencionar o artigo 319 do Código Penal que prevê crime de prevaricação (receber a notícia de crime e não cumprir a lei). Leve esse artigo também por escrito em um papel. Como último argumento, avise-o que irá queixar-se ao Ministério Público, à Corregedoria da Polícia Civil e, ainda, que você fará uma denúncia ao Secretário de Segurança Pública (carregue sempre esses telefones na sua carteira). Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço da Delegacia, o horário e a data e faça de tudo para mandá-lo lavrar um termo de que você esteve naquela delegacia para pedir registro de maus-tratos a animal. Se você estiver acompanhado de alguém, este alguém será sua prova testemunhal para encaminhar a queixa ao órgão público.

Lembre-se!

1) Fotografe e/ou filme os animais vítimas de maus-tratos. Provas e documentos são fundamentais para combater transgressões.

2) Obtenha o maior número de informações possíveis para identificar o agressor: nome completo, profissão, endereço residencial ou do trabalho.

3) Em caso de atropelamento ou abandono, anote a placa do carro para identificação no Detran.

4) Peça sempre cópia ou número do TC e acompanhe o processo.

5) É extremamente importante processar o infrator, para que ele passe a ter maus antecedentes junto à Justiça.

6) Não tenha medo de denunciar. Você figura apenas como testemunha do caso. Quem denuncia, na prática, é o Estado. O Decreto 24.645/34 reza em seu artigo 1º que: “Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado”; e em seu artigo 2º – parágrafo 3º, que : “Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais”. Logo, uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, ou elaborado o Termo Circunstanciado, o delegado o encaminhará ao Juízo para abertura da competente ação, onde o autor da ação será o Estado.

Contatos:

Ministério da Justiça: http://www.mj.gov.br

Corregedoria da Polícia Civil do seu Estado (verificar contatos)
Corregedoria da Polícia Militar do seu Estado (verificar contatos)
IBAMA – Linha Verde: 0800 618 080
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190

Polícia Militar Ambiental: 0800132060

* Verifique a legislação completa em: http://www.pea.org.br/leis/index.htm

Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem!

Fonte: http://amordeviralata.blogspot.com/2009/07/blog-post.html

Não feche os olhos, não cruze os braços. Os animais precisam de nós!

About these ads

Responses

  1. O pessoal do prédio da frente onde eu moro então maltratando um cachorrinho, eles mantêm o bichinho preso o tempo todo na sacada, não dão carinho pra ele, o bichinho passa frio e chuva e se duvidar até fome.
    Ele passa o tempo todo chorando e latindo, passou a madrugada toda latindo e acho q eles não estão dando comida e água pra ele.
    O que eu faço? Onde eu ligo pra denunciar?? Moro em Goiânia e não sei pra onde ligar.

  2. AVENIDA MARICÁ/SÃO GONÇALO/RIO DE JANEIRO CÃO PASSA O DIA INTEIRO ACORRENTADO SOB SOL E CHUVA SENDO ESPANCADO POR SUA TUTORA! Este pequeno cãozinho está em um estado lastimável! Passa o dia inteiro acorrentado neste local, sob sol e chuva. À noite é posto para dentro de casa apenas para ser espancado por sua tutora (já quase morreu quando ela tentou enforcá-lo). Ela não o alimenta, apenas deixa um pão inteiro para ele onde fica, mas, ele não consegue comer. E só tem água quando ela quer colocar. Ele está sofrendo demais, aparenta estar doente e muito depressivo. Precisa de resgate e lar temporário com urgência, ou não irá sobreviver! Quem poderia ajudar este inocente? Por Daniela Eccard. “Fui até o local onde está este cão pois ajudo dois protetores que moram nesta rua. Fiquei horrorizada com a situação dele, e soube por vizinhos que ela o maltrata demais e quase o matou. Essa mulher é o capeta, além de fazer isso com o cão dela, ela já envenenou vários da rua. Eu queria muito resgatá-lo, mas, a filha da puta sabe quem eu sou e sabe quem são as pessoas dali que ajudo. Tenho medo de ela fazer algo ruim a eles e aos animais deles, pois ela é muito ruim. Preciso muito que alguém me ajude!” Contato: (21) 7479-8471 @[355082971183779:274:Direitos dos Animais]. (DE)
    Compartilhar

    • Prezada Sonia,

      siga as orientações do post.

      Faça a denúncia, se for a única opção.

      Grande Abraço

  3. Não sei mais o que faço,pois tenho um vizinho que maltrata o cachorro dia e noite.O pobre do bichinho vive amarrado,mal tem comida e água.Ele e a mulher dele passa o dia e a noite gritando com ele,enfim,tenho vontade de pular dentro do quintal dele e dar uma surra nos dois.Fico com uma dor enorme no peito ,me achando impotente,sem poder fazer nada.Por favor,me digam o que posso fazer para que isso tenha um fim,e ele seja punido.Aguardo resposta mais breve possivel.Obrigada desde já pela atenção de vcs.

    • Prezada Elizabeth,

      siga as orientações do post. Denuncie!

      Grande Abraço

  4. E eu pergunto??!! Em Portugal Há alguma linha telefonica direta para socorrer animais em situações de acidente ou algum serviço que se encarregue de receber denuncias de atos de violencia praticados a animais e que respondam na hora? Se alguém souber, por favor me indique

    • Liliana;

      Não sei, mas tente uma entidade de proteção animal que pelo que vejo no Facebook são várias.

      Att.,

      Marcelo
      Amigo do Bicho

  5. aqui na cidade de porto belo sc tem muitos animais abandonados na rua alguem tem que tomar uma atitude pois a pessoas sem coraçao maltratando os mesmos.

  6. BOA A NOITE A TODOS!!Denunciei uma pessoa no site do ibama coloquei nome e endereço,gostaria de saber se meu nome sera revelado a pessoa que denunciei?

    • NAO,, TODA INFORMAÇAO DADA A ORGAOS PUBLICOS É SIGILOSA A MENOS Q VC AUTORIZE E ASSINE DIVULGAÇAO..

  7. Olá!

    Hoje, no início da tarde de hoje, uma mulher chutou minha cachorrinha que estava passeando comigo na coleira. Preciso de informações de como denunciar esta atitude desumana contra um animalzinho totalmente indefeso.

    Grato.

    Luiz Carlos

    • ola, vc pode e deve ir em qqr delegacia com alguma testemunha e invocar a lei.. dizendo o q ocorreu… caso o delegado se recuse a fazer o b.o vc deve ameaça-lo sobre cometer crime de prevaricaçao e q ira chamar seu advogado ou até mesmo acionar a corregedoria de policia civil. com o boletim de ocorrencia será iniciado um processo crimina contra pessoa.. em posse desse b.o vc tb pode entrar com açoes de danos morais no juizado de pequenas causas (ou juizado especial civil)……

      apesar disso tudo a lei é fraca, eu particulamente faço justiça com as propias mãos da maneira q mais julgo conveniente e proporcional ao dano sofrido… a justiça me dá esse direito na medida que nao pune com rigor…

      enqto nao ha leis especifica e rigorozas por parte da justiça e autoridades vale a lei de david, pra defender os seus…
      EU FAÇO A LEI…preenchendo esse vacuo, e acho q todo cidadao deveria assim faze-lo..

      abraços eduardo pedrogan

  8. Aqui no meu bairro tres pessoas feriu gravemente um cachorro e estou muito indignada com isso como eu faço para denunciar eles.

  9. Gostaria de saber o que faço quando é uma criança de aproximadamente 10 anos de idade e que possui distúrbios mentais que prática atos de crueldade ao animal? Pois o pai do garoto me disse que estava tudo bem se ele matasse o filhotinho de labrador de apenas 3 meses. Eu estava no portão de minha residencia quando avistei o garoto com o filhote na correntinha, ele arrastava o filhotinho que mal andava pelo o asfalto , o puxava com a corrente para o alto para ele sufocar e ainda por cima o batia em tudo quanto é parede. Quando eu vi fui correndo pra resgatar o animal,disse para o menino parar de fazer aquilo que ele iria matar o bichinho, mas ele apenas ficou rindo da minha cara e continuou fazendo..em seguida tomei o cachorro a força e fui atrás dos responsáveis, quando cheguei ao pai do menino ele estava enchendo a cara de cerveja e disse que era pra eu por o cão no chão na maior grosseria(no tom de ameaça). Expliquei para ele o motivo e que o filho dele quase matou o cachorro que se eu não tivesse impedido ele já estaria morto..ele simplesmente disse tudo bem com tom sacana e disse que estava tudo bem o filho dele fazer isso. Fiquei indignada, mas a pessoa parece ser agressiva e eu não pude fazer muita coisa. O que eu posso fazer pra conseguir tirar o cão deles?

  10. Boa noite, me chamo eliane, gostaria de fazer uma denuncia de cavalos roubados,e que estão sendo mautratados,batem nele com pedaços de madeira e ate um ja ficou cego de um olho,e chorando de tanto que ja apanhou,estão muito magros, so comem mato,e ainda por cima são montados,um absurdo,me corta o coração em ver esses animais sofrendo e ñ e a primeira vez,sempre esta acontecendo, e ñ dão a minima pro animal ,por favor,peço que ajudem .centro de são gonçalo, morro da antiga torre da telerj. obrigado!

    • moro em niteroi, mas sem endereço nada da prafazer.. centro de sg é muito grande.. pontos de referncias ajudariam…

  11. Quero fazer uma denuncia de suspeita de maus trato referente a um cachorro, segundos os vizinhos o cachorro não para de lati e quando o dono chega o cachorro começa a lati mais forte, porisso a suspeita de maus trato. O endereço e na Av Tiradentes no numero 3915 peço a ajuda para soluciona este problema pois não aguentamos mais os gritos deste pobre animal Guarulhos são paulo

    • URGENTE pit bull sera morto.. repassem para o face
      repassem… CRIME EM ANDAMENTO: cao da raca bitt bull sera sacrificado dia 12.
      Na manhã desta terça-feira, dia 10 de abril, por volta de
      11h30, um cachorro da raça Pit Bull de dois anos, propriedade de Alaide
      Josefa Damasceno, 66 anos, atacou Marineide Soares Gonçalves, 36 anos,
      ambas moradoras na Rua Manoel Farias no bairro Vila Verde em Três Lagoas.Marineide é vizinha de Alaide e foi visitá-la. Ao abrir o portão da casa da amiga
      foi atacada pelo animal que mordeu seus dois braços. A Polícia Militar
      esteve no local e o Corpo de Bombeiros foi solicitado para prestar os
      atendimentos básicos logo em seguida ela foi encaminhada para o P.A.B.
      (Pronto Atendimento Básico).O filho da dona do animal levou o cão para o C.C.Z. (Centro de Controle de Zoonoses), onde ele será sacrificado.

      รι∂y# รσυz@ –
      http://www.douradosnews.com.br/policia/cao-da-raca-pit-bull-sera-sacrificado-apos-atacar-mulher-em-ms
      DIVULGUEM PARA O FACE E DEIXE COMENTARIO NAMATERIA DO JORNAL

    • Denuncie na delegacia!!!!!!

      • nao sou de la, sou de niteroi, infelizmente o cao ja esta morto, as cczs matam caes sadios tb….por isso sou a favor de multiroes de pessoas adotarem e se sobrar alguns fingir adoçao e solta-los infelizmente mas é melhor q a morte… deucerto no ccz de niteroi, e acabou
        fechando

  12. CAO MORRE POR FALTA DE ATENDIMENTO DE VET EM NATAL
    cachorro morre por falta de atendimento dA veterinaria fabiola de souza medeiros em natal -RN
    o fato aconteceu com a cachorrinha o nome dela era pequenininha. o dono filmou tudo esta no you tube

    • Lamentável!

      Vale denúncia e medidas judiciais cabíveis!

      Amigo do Bicho

  13. Meu vizinho está no 3º. cachorro, todos maus tratados, que é horrível de se vê. Quero ser anônima como fazer a denúncia? Já liguei para vários lugares e não consegui. Me dou bem com eles, o que fazer?

    • se se da bem, converse, invente uma historia q fala alusao ..
      ensine

  14. Adorei!! Foi mto esclarecedor.

  15. Eu já reclamei a este respeito mas nada aconteceu nada a per feitura de aquidauana esta retirado terra na lateral do aeroporto municipal
    E jogam do lixo o d.a.c já interditou a pista mas a policia ambiental nada faz o buraco e enorme já esta compor metendo a estrutura da
    Pista no começo do ano eu já avia feito varias reclama mas nada aconteceu será quita………………………..
    Eo estou falando de crime ambiental aqui no meu estado as autoridades nada faz
    Eu Já estou cansado de mandar imail mas as autoridades nada faz
    O estrago já pode servisto por satélite eu conta com vocês obrigado

  16. meu poodle esta sem andar a 3 dias, já gastei tudo que tenho para radiografia, remédios e consultas e não tenho o dinheiro para fazer tumografia e operação na sua coluna.

    vendo ou troco por um piano.

    valor da operação R$ 1.400, + remédios

    • ONDE VC MORA?

      • Prezado Eduardo,

        o André Castilhos reside no Estado do Rio Grande do Sul, no Município de Cachoeirinha (Grande Porto Alegre).

        Grande Abraço

        Amigo do Bicho

  17. Ok. Quer dizer que eu não consigo fazer uma denúncia ANÔNIMA de maus tratos? De acordo com este protocolo eu tenho que acabar me expondo o que, no meu caso, pode ser potencialmente perigoso para minha família em virtude de onde moro…

    • vc pode fazer uma denunçia anonima sim, basta entrar no sait do ministerio publico entrar na pagina de consulta de interesse publico , clicar em fale conoscoe depois meio ambiente ai vc faz a denunçia mas tem que se justificar porque que vc vai fazer a denunçia anonimo,

  18. moro em niteroi,, como esta a situaçao hoje dia 26?

  19. gente eu gostaria muito que voces pudecem me ajudar.
    perto da minha casa tem uma cadelinha abandonada que eu nao sei nem se tem chance de sobreviver ela foi abandonada perto de uma pracinha porque foi atropelada na época ela até estava melhor mais agora está magra e quase não tem mais pelos, por favor eu gostaria muito que voces olhacem com carinho essa situacao.

    • 1 qual o endereço
      2 alimente a e tente cntato com um veterinario perto do local

  20. Socorro!!!! Por fav or, peço ajuda para um cavalo, na Rodovia Ernandi Amaral Peixoto, 120 km 7 no Rio do Ouro – Tribobó – São Gonçalo.
    O cavalo está amarrado, teve uma bomba estourada no ouvido e está com a orelha pendurada e a cara destruída. Está com as patas negras, machucadas e com muita mosca. Está sem água, sem comida e muito ferido. Está muito, muito magro. Não consegui ajuda com o disk denúncia, com o b atalhão florestal, nem com a polícia. Por favor, com quem posso conseguir ajuda??????
    Obrigada.

    Paula

    • moro em niteroi, como esta a situaçao hoje 26 /01?

  21. estou indignada com esse video http://www.youtube.com/watch?v=dAajVtMjN6g

    o que podemos fazer a respeito?

    segue os dados da agressora:

    CAMILLA CORREA ALVES DE MOURA ARAUJO DOS SANTOS
    CPF 011.733.781-11.
    DATA NASC. : 26/07/1989
    NOME DA MÃE : ELBIA CORREA ALVES DE MOURA
    (061) 3642-4213
    (061) 8198-1552 CELULAR
    ENDEREÇO QUE O TELEFONE 061 3642_4213 ESTA REGISTRADO:
    Rua PARTICULAR QD 67 LT 10 C, BAIRRO VL IMPZ
    CIDADE FORMOSA, CEP 073805475
    IP 189.114.47.43

    • por favor eu tenho visto um cachorro da raca podool que esta muito machucado gostaria que alguem vinhece aqui ajudar pois ele vai morre e eu por gostar muito de bocho estou sofrendo por favor me ajude

      • aqui esfiguradaonde eu morro tem muitos cachorros pela rua sem dono sofrendo e este podool esta com o olho firado e a cara bem desfigurada pelo amor de Deus ajudem ele a sobreviver eu nao sei o que fazer para ajudar tenho medo dele me morder

      • amiga em primero lugar diga o nome da rua bairro e cidade q o cao esta..

        2- tente contato com algun veterinario ou nao podendo tire uma foto do cachorro e va ao veterinario pedindo orientaçao de q remedio dar ao cao, fiq trankila ele nao ira le cobrar por isso…
        por fim jogue alimentos perto do cao e se posivel com o remedio prescrito pelo veterinario picado dentro de uma salsicha por exemplo. (se nao conseguir a indicaçao de remedio com o vet, compre um remedio chamado meloxicam 7,5 miligramas… custa cerca de 5 reais o generico! corte o comprimido em quatro e faça o escrito acima por 5 dias)

        isso é so emergencial. procure abrigos de animais ou veterinarios na sua cidade mas nao deixe de fazer estas coisas acima,…

      • obs:apos cortar o comprimido em 4, de apenas um desses pedaços por dia

  22. Gostaria de fazer uma denuncia sobre da coordenação da segurança do trabalho da grande empresa CENIBRA (Celoluse Nipo Brasileira S/A).
    Fiquei sabendo que no dia 16/10/11, os bombeiros dessa conceituada empresa receberam um animal(viado) que tinha sido atropelado por uma automóvel na BR-381 próximo a Cenibra. O individuo que atropelou o animal, pelo o animal e levou para a cenibra onde tinha entregue um vigilante e os bombeiros. Só que os bombeiros em vez de cuidar o animal, fizeram dele o seu almoço do domingo. Cuidado do Viado… Isso da cadeia..
    Temos que tomar uma providencia para não acontecer mais… Falaram que quem ficou na boa foi se não engando , lucio chamon e eliomar que merendaram o animal sossegado.

    Isso não pode…Vamos correr atras deles. Eu já tinha ate ligar para o chefe da vigilância mas não de resultado. queremos ordem

  23. gostaria de denunciar maus tratos de uma dona na rua, o endereço é Ernesto Moreira, nº 94 – Chacrinha – Nova Iguaçu/RJ, fica perto do Top Shopping, em direção ao Supermercado extra,. ela tem 2 cães, ela bate neles, eles gritam o tempo todo, parece que um deles tá com bicho com a garganta cortada pela coleira,
    por favor, não sabemos como fazer para ajudar esses animais.
    O local tá fedendo.

    • policia

      Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais
      Art. 32º: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
      Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.

      § 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

      § 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

      Exemplos de maus-tratos:

      - Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
      - Manter preso permanentemente em correntes;
      - Manter em locais pequenos e anti-higiênicos;
      - Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
      - Deixar sem ventilação ou luz solar;
      - Não dar água e comida diariamente;
      - Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
      - Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
      - Capturar animais silvestres;
      - Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
      - Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc..

      *Outros exemplos estão descritos no Decreto Lei 24.645/1934, de Getúlio Vargas.

      Como denunciar:
      1) Ao discar para o 190, Linha Verde ou PM Ambiental diga exatamente: – Meu nome é “X” e eu preciso de uma viatura no endereço “X” porque está ocorrendo um crime neste exato momento.

      2) Provavelmente você será questionado sobre detalhes do crime, diga: – Trata-se de um crime ambiental, pois “um(a) senhor(a)” está infringindo a lei “X” e é necessária a presença de uma viatura com urgência.

      3) Sua próxima preocupação é com a preservação das provas e envolvidos. Se possível não seja notado até a chegada da polícia, pois um flagrante tem muito mais validade perante processos judiciais.

      4) Ao chegar a viatura, apresente-se com calma e muita educação. Lembre-se: O policial está acostumado a lidar com crimes muito graves e não deve estar familiarizado sobre as leis ambientais e de crimes contra animais.

      5) Neste momento você deverá esclarecer ao policial como ficou sabendo dos fatos (denúncia anônima ou não), citar qual lei o(a) senhor(a) está infringindo e entregar uma cópia da lei ao policial.

      6) Após isso, seu papel é atuar junto ao policial e conduzir todos à delegacia mais próxima para a elaboração do TC (Termo Circunstanciado).

      7) Ao chegar à delegacia apresente-se calma e educadamente ao delegado. Lembre-se: o delegado de polícia está acostumado a lidar com crimes muito graves e não deve estar familiarizado sobre as leis ambientais e de crimes contra animais.

      8) Conte detalhadamente tudo o que aconteceu, como ficou sabendo, o que você averiguou pessoalmente, a chegada da viatura e o desenrolar dos fatos até aquele momento. Cite a(s) lei(s) infringida(s) e entregue uma cópia ao delegado (isso é muito importante).

      9) No caso de animais mortos ou provas materiais é necessário encaminhar para algum Hospital Veterinário ou Instituto Responsável e solicitar laudo técnico sobre a causa da morte, por exemplo. Peça isso ao delegado durante a elaboração do TC.

      * Se por acaso o delegado se negar a abrir o inquérito você deve mencionar o artigo 319 do Código Penal que prevê crime de prevaricação (receber a notícia de crime e não cumprir a lei). Leve esse artigo também por escrito em um papel. Como último argumento, avise-o que irá queixar-se ao Ministério Público, à Corregedoria da Polícia Civil e, ainda, que você fará uma denúncia ao Secretário de Segurança Pública (carregue sempre esses telefones na sua carteira). Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço da Delegacia, o horário e a data e faça de tudo para mandá-lo lavrar um termo de que você esteve naquela delegacia para pedir registro de maus-tratos a animal. Se você estiver acompanhado de alguém, este alguém será sua prova testemunhal para encaminhar a queixa ao órgão público.

      Lembre-se!
      1) Fotografe e/ou filme os animais vítimas de maus-tratos. Provas e documentos são fundamentais para combater transgressões.

      2) Obtenha o maior número de informações possíveis para identificar o agressor: nome completo, profissão, endereço residencial ou do trabalho.

      3) Em caso de atropelamento ou abandono, anote a placa do carro para identificação no Detran.

      4) Peça sempre cópia ou número do TC e acompanhe o processo.

      5) É extremamente importante processar o infrator, para que ele passe a ter maus antecedentes junto à Justiça.

      6) Não tenha medo de denunciar. Você figura apenas como testemunha do caso. Quem denuncia, na prática, é o Estado. O Decreto 24.645/34 reza em seu artigo 1º que: “Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado”; e em seu artigo 2º – parágrafo 3º, que : “Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais”. Logo, uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, ou elaborado o Termo Circunstanciado, o delegado o encaminhará ao Juízo para abertura da competente ação, onde o autor da ação será o Estado.

      Contatos:
      Ministério da Justiça: http://www.mj.gov.br

      Corregedoria da Polícia Civil do seu Estado (verificar contatos)
      Corregedoria da Polícia Militar do seu Estado (verificar contatos)
      IBAMA – Linha Verde: 0800 618 080
      Corpo de Bombeiros: 193
      Polícia Militar: 190

      Polícia Militar Ambiental: 0800132060

      * Verifique a legislação completa em: http://www.pea.org.br/leis/index.htm

  24. Olá a todos!
    Conheço uma cidade pequena em Minas onde o prefeito de tempos em tempos pega todos os cachorros da rua e prende em um lugar e mata a paulada. E o prefeito já colocou uma anúncio que dia 16/11/2011 irá recolher os cachorros das ruas, então gostaria de saber o que posso fazer pra impedir mais essa atrocidade com os animais, por favor me ajudem a cidade é Bocaina de Minas onde posso denunciar, por favor, pelo amor de Deus me ajudem.

    • 1 diga o nome do prefeito

      2 coloque foto ou fonte de onde tem esse anuncio

      3 divulgue em rede sociais e comunidades de orkut de minas
      ex: eu sou mineiro,
      eu moro em minas. etc….

      • Prezado Eduardo,

        graças a Deus e à determinação da Adriele, o MP foi verificar a ocorrência. De lá pra cá, não obtivemos mais notícias.

        PS: A cidade é Serra da Bocaina no sul de Minas.

        Grande Abraço

        Amigo do Bicho

  25. olá, sou moradora de sapiranga, estou indiginada com a situação que venho presenciando! na minha rua tem um senhor q tem um cachorro da raça bit bull e esta morrendo numa coleira, muito magro e ja nao esta conseguindo andar direito, esta muito debilitado, peço a vcs piedosamente para fazerem ulguma coisa, ou se não puderem, me informe onde posso fazer essa denuncia em Sapiranga…..

  26. Olá,
    Sou um leitor do site de vocês e achei um vídeo muito bom sobre o abandono de animais, apenas uma dica pra vocês ;)
    http://temporadafora.com/vlog/nao-abandone-os-animais
    Abraços, Victor

  27. Primeiramente queria deixar os parabéns a todos.
    Moro em Brasília e passo diariamente na W3 Norte, pr[oximo ao Supermercado Carrefour. Vejo todfos os dias um pequeno cachorro preso em uma minúscula sacada que fica em cima de uma loja comercial. Morro de pena, pois a porta sempre está fechada e ele fica lá no cantinho sob o sol. Gostaria de saber se há algum telefone para eu denunciar. Abraços a todos

  28. Parabéns pelo trabalho. Moro em Brasília e vejo constantemente pessoas (donos) batendo nos cavalos. Os pobres não aguentam sair do local de tanto peso que carregam. É revoltante!
    Também há um cachorrinho que vive confinado em uma minúscula sacada na W3 Norte próximo ao Supermercado Carrefour.
    Quem posso procurar aqui em Brasília? Existe algum telefone para denúncia? Abraços a todos.

  29. não é possivel ninguem faz nada com relação aos animais em gaiolas……..passaros silvestres ,papagaio……………agente avisa a polia militar….e eles não fazem nada……………..onde está o direito dos animais……..existe, decretos,portarias, constituição federal….e nada…………

  30. Moro perto de uma loja de animais na Asa Norte, Brasilia.

    Praticamente todas as noites ouco choro de caes da loja (e, aas vezes, a noite inteira).

    Acho que sao filhotes que ficam na loja ateh serem vendidos.

    Nao sei se isso poderia ser caracterizado legalmente como maus-tratos, mas sei que eh uma grande covardia. Os donos da loja lucram com a venda dos animais e nao tem a menor sensibilidade para o sofrimento deles.

    O que fazer?

    • Luiz;

      Resposta enviada por e-mail.

      Grande abraço,

      Marcelo
      Amigo do Bicho

  31. a e o nosso número para contato é 84091820 tratar com eduarda ou 33645526,96302406,96014009,tratar com paula!!!

  32. encontrei um cavalo em florianópolis no monte verde perto do centro comunitario,tenho 11 anos e minha amiga 13,nós o achamos em estado critico ele estava com as costas feridas com um buraco cheio de moscas que provavelmente era bicho de pé,eu acho tava muito feio cheio de moscas minha mãe não sabi e ela vai achar que não é grave se eu falar.o animal estava magro,machucado,e oque mais me chocou ,ele deixou escorrer umas lagrimas ele estava chorando,eu quero a ajuda de vcs para salvar a vida desse animal,espero que vcs levem a sério e ajudem o animal,eu até chorei de pena chorei de um jeito que eu nunca chorei…Perguntamos para um menino que diz ser irmão do dono do cavalo,e ele disse que é sim o cavalo estava machucado,e disse que o irmão dele estava cuidando daquilo mais o irmão dele é pequeno e do jeito que estava parecia que ninguem estava cuidando daquilo,e me falaram que a família dele é do tipo de drogas!!!!e o menino depois que saiu da nossa frente,montou no cavalo sem pena e sem rédea e sela,ele bateu no cavalo e saiu correndo rindo sem pena do cavalo.e o cavalo estava com as costas machucadas…………………….por favor eu pesso chorando para que vcs me ajudem tenho que conversar com vcs e com minha mãe se ela descobre que eu estou me arriscando asim ela me mata,vou deixar ela apar do que esta acontecendo,e por favorr……………..me ajudem a salvar o animal………………..

  33. Bom dia!

    Gostaria de relatar que, em Brasília, perto da Universidade de Brasília, há um acampamento de mendigos que possui, pelo menos, dois cavalos. Os animais ficam expostos o dia inteiro no sol, sem água, comendo apenas grama. Eles estão extremamente magros e, um dia, até vi um homem bater em um deles. Por favor, não há alguma organização para detê-los?

    Mais um coisa, existe alguma organização que recolhe animais mortos por atropelamento das ruas? Eles ficam deitados e os carros continuam passando por cima deles. Quero ajudar, mas não conseguirei retirá-los pessoalmente.

    Obrigada!

  34. Tentei fazer uma denúncia hj contra uma pessoa que mora na minha rua e tem um cachorrinho, não sei nem qual é a raça, ele fica confinadohs em um banheiro minúsculo onde faz suas necessidades, come, dorme e agora fiquei sabendo que está doente, vomitando. Outras pessoas já tentaram falar com a dona, que age de maneira grosseira, diz que cachorro tem é que ficar preso. Ele não sai pra nada, não vê o dia, não passeia, não toma sol, não recebe nenhuma demonstração de carinho ou respeito. E chora o dia inteiro, é de dar dó. Hj tentei fazer uma denúncia anônima e um me mandava ligar para outro tel, e depois para outro, até que por fim escutei se ele tá sendo alimentado, não é considerado maus tratos. Mas não é o que diz o estatuto do animal. Ele vive em confinamento. Peço a ajuda de vcs sobre como posso ajudar esse animal. Moro em BH. Obrigada pela atenção.

  35. gostaria de fazer uma denuncia de maus tratos a um cavalo pois este se encontra preso em um espaço pequeno com uma alimentação precaria e agua esta velha este cavalo esta preso em lote que foi envadido pelo seu suposto dono esta aparentemente magro e desnutrido peço a voçês por favor que tomem uma providencia porque quando passamos perto do lugar da muita do sem contar o mau cheiro endereço rua ateneu proximo a rua são cristovão bairro maracanã montes claros minas gerais vamos todos juntos salvar os animais

    • Aline;

      Resposta enviada aguardando retorno.

      Grande abraço,

      Marcelo
      Amigo do Bicho

  36. preciso de ajuda,moro em gravatai,no bairro auxiliadora.
    nos fundos da minha residencia na casa do vizinho esta morrendo um cãozinho,esta seco,com os olhos puro pus,deitado em cima de umas telhas sem a minima preocupação dos donos.
    por favor se não puderem me ajudar indiquem alguem q possa,pois é horrivel ver um bichinho sofrendo dessa maneira.97469182

    • Raquel;

      Sua mensagem foi enviada para uma entidade de proteção animal no RS.

      Espero que consigam resolver o caso.

      Aguardo notícias.

      Grande abraço,

      Marcelo
      Amigo do Bicho

  37. URGENTE!Quero denunciar maus tratos a um cão vira lata,pois o mesmo fica em um espaço pequeno,tomando chuva,sol,vento,nao tem limpeza no local,preso por uma corrente curta o dia todo,como nao há espaço suficiente o mesmo não tem onde deitar ou descançar,nao tem uma casinha ou algo parecido,o cão parece nao ser alimentado adquadamente,a dona trabalha e deixa o animal abandonado o dia todo,latindo o dia todo inclusive a noite.Passo pela rua todos os dias e estou indignada.
    Por favor ajudem!!!!!!!!!!!!!
    endereço: rua Moreira Sampaio em frente ao numero 28,casa verde.Méier -Rio de Janeiro

  38. Quero denunciar maus tratos a dois pitbulls em GUARULHOS.
    A fêmea está magra e macho apresenta sarna.O espaço que se encontram é pequeno e o endereço é RUA LUÍZA ROSA EM FRENTE AO ALT. NUMERO 15.
    Obrigado.

    • Rosângela;

      Estamos em MG, assim estou encaminhando sua denúncia para uma protetora de SP. Espero que consigam tomar alguma providência.

      Grande abraço,

      Marcelo
      Amigo do Bicho

  39. Olá! Moro em Porto Belo e aqui infelizmente não dão a atenção merecida para casos em que há maus tratos a animais.
    Ontem presenciei uma cena e não consigo dormir, sempre que me lembro daquela cena e para ajudar estou grávida de 08 meses e não consigo fazer muito esforço para me deslocar da minha residência e não tenho apoio de ninguém.
    Tem um cãozinho que está numa corrente extremamente curta, ele não consegue nem sair da casinha dele, pois está amarrada numa arvore na frente da casinha dele, ele estava dentro da casinha, porém, a corrente estava esticada, assim se ele saisse iria se machucar… olha, achei isso uma extrema falta de consideração com o pobrezinho.
    Como faço para poder ajudá-lo? Existe alguma ONG aqui que possa me ajudar? Me disseram da AEPA, mas não obtive resultado.
    Endereço do local: RUA RUBENS ALVES, 801 – Porto Belo-SC.
    Me orientem, por favor!!!
    Obrigada! Patrícia

  40. Por gentileza, ganhe uns minutos do teu tempo e assine esta petição.
    Com uma câmera escondida filmaram animais cuja pele é retirada com os bichinhos ainda vivos [na China], dizem que é para permitir
    um corte limpo; depois as carcaças são jogadas em pilhas ainda vivas e por mais ou menos 10 minutos o coração
    bate e olhos piscam e as patas dos cachorrinhos tremem, teve um que levantou a cabeça e fixou os olhos
    ensanguentados direto para câmera. Se não quiserem ver o vídeo ao menos assinem a petição, precisamos agir.
    Não necessita de ver o video, é violento demais. Mas por gentileza assine a petição e faça chegar esta mensagem a
    todos que considere sensíveis a esta causa. Abaixo está tudo bem explicado como proceder. Porque muito do que fazemos, acreditamos e pensamos é fruto da nossa ignorância, creio ser importante o acesso à informação. Para que, então, possamos fazer escolhas informadas.
    O vídeo que se segue é de uma violência dolorosa. Os seus silêncios atingem fundo cada um de nós.
    Protegendo os animais tornamo-nos maiores. O planeta não é nosso, apenas o dividimos entre todos…
    Ganhe uns minutos do teu tempo e assine esta petição.
    Faça também chegar esta mensagem a quem considere poder ser sensível a esta causa
    Cuidado ao ver o vídeo, é mesmo muito violento. Escreva o teu nome cidade no fim da lista e envie para os teus contactos.
    http://www.petatv. com/tvpopup/ video.asp? video=fur_ farm& Player=wm&speed= med
    ATENÇÃO: Não uses a função ‘reencaminhar mensagem’. Cria uma nova mensagem e use o copiar e colar.
    Quando a lista chegar às 500 assinaturas, por favor envie para: PETA2@peta.org
    Agradecido.
    00.Lorena Torrente Ruiz (mallorca)
    01.Aina Jaume Vilches (mallorca)
    02.Neus Jaume Vilches ( Mallorca )
    03. Miriam Monerris Mascarà´’ (Menorca)
    04. Maria Truyol Villalonga (Menorca)
    05. David Coll Pieres (Menorca)
    06. Joan Là´’pez Martà´ (Menorca)
    07. Julià´ n Pà´ rez Megà´ as (Catalunya)
    08. Cristina Rodriguez Casado (Sevilla)
    09. Javier Sanchez Reyes (Sevilla)
    10. Silvia Rebollo Berro (Sevilla)
    11. Antonio Marco Rivas (Sevilla, Espaà´’a)
    12. Jesà´ s Raà´ l Navarro Serrano (Sevilla , Espaà´’a)
    13. Joaquin Maria Peà´’a Feria (Sevilla, Espaà´’a)
    14. Luis J Parra Melendo (Sevilla, Espaà´’a)
    15. Fà, Javier Morales Ortiz (Sevilla, Espaà´’a)
    16. Ignacio Flores Alguacil (Sevilla, Espaà´’a)
    17. Eros Antonio Gamero Maldonado (Sevilla, Andalucà´ a)
    18. Marcos Ramiro Ainziburu (Segovia)
    19. Ismael Parra Palacios (Madrid,Espaà´ ‘a).
    20. Marisol Galiano Vadillo (Madrid,Espaà´ ‘a).
    21. Roberto Jimenez Sanchez (Madrid,Espaà´ ‘a)
    22. Noelia Sà´ nchez Gutierrez (Madrid, Espaà´’a)
    23. Ana Catalan Salmeron(Madrid, Espaà´’a)
    24. Jaime Abad Caldeiro (Madrid, Espaà´’a)
    25. Jesà´ s Fajardo Cortes (Madrid)
    26. Elisabeth Peà´’alver Ruiz (Granada, Espaà´’a)
    27. Hatha Stewart Gay de Montellà´ (Granada, Espaà´’a)
    28. Alex Taouil Vila (Cataluà´’a)
    29. Daniel Muà´’oz Leon (Catalunya)
    30. Laura Muà´’oz Leà´’n (Barcelona)
    31. Eva Martà´ nez à,¡lvarez (Barcelona)
    32. Joan Prats Rocher(Barcelona, Catalunya)
    33. Marti Pons Farreras (Barcelona, Catalunya)
    34. Belà´ n Bataller Cifuentes (Barcelona, Espaà´’a)
    35. Eva Gorriz de Jorge (Barcelona,Espaà´ ‘a)
    36. Patricia Gasull Moreno(Barcelona, Espaà´’a)
    37. Nuria Santiago Morales (Madrid, Espaà´’a)
    38. Belinda Lewin ( Fuengirola, Espaà´’a) à, Quà´ pena!à, Comosufren!
    39. Jordi Casares(Madrid Espaà´’a) Los humanos los masignorantes.
    40. Txell Sabartà´ s Rosellà´’ (Barcelona)
    41. Belà´ n Gayà´ n (Barcelona)
    42. Anna Mayolas (Barcelona )
    43. AidaPalauCuenca (Barcelona)
    44. Laura Diago Palau ( Barcelona)
    45. Jordi Rodrà´ guez Pi (Barcelona)
    46. Arianna Lumbreras Arià´’o (Barcelona)
    47. Marta Garcà´ a (Barcelona)
    48. Laura Garriga Navarro (Barcelona, Catalunya)
    49. Maria Prat Vericat ( Barcelona, Catalunya)
    50. Soledad D. L. (Galicia, Espaà´’a)
    51. Lorena Ferreiro Santos (Galicia)
    52. Olalla Mà´ ndez Là´’pez (Galicia, Espaà´’a)
    53. Andrea Lopez Gonzalez (Galicia, Espaà´’a)
    54. Adrià´ n Castro Rodrà´ guez (Lugo, Galicia)
    55. Josà´ Luis Bermà´ dez Salinas (Lugo,Espaà´’a)
    56. Raquel Suarez Fuentetaja (La Coruà´’a)
    57. Olga Marina Burque Hodgson (Coruà´’a)
    58. Lorena Miguel Bermejo (Valladolid, Espaà´’a)
    59. Estela Hernandez Sanz(Valladolid, Espaà´’a)
    60. Noemi Lozano Senovilla ( Valladolid, Espaà´’a)
    61. Macarena Bohoyo Rodrà´ guez (Valladolid, Espaà´’a)
    62. Pilar Espinosa de los Monteros à,¡lvarez ( Valladolid, Espaà´’a)
    63. Tirsa Alonso Afonso. (Canarias)
    64. Brunella Ugetti
    65. Vetri Pierluigi
    66. Susana Trueba Sainz (Cantabria)
    67. Guzmà´ n Fernà´ ndez Portilla (Cantabria)
    68. Beatriz Diego (Cantabria)
    69. Marina Aà´’à´ barro (Cantabria)
    70. Raquel Edilla (Cantabria)
    71. Javier Dehesa (Cantabria)
    72. Carlos Peà´ rez (cantabria)
    73.Regina DÃ-à´ az (cantabria)
    74. Raquel González (Albacete)
    75. Marà´ a Garcà´ a Cuenca (Albacete)
    76. Inma Hervà´ s Valiente (Valencia)
    77. Jorge GarcÃ-a Cuenca (Albacete)
    78. Francisco Sà´ nchez (Albacete)
    79. Javier Sà´ nchez Fernà´ ndez (Albacete, Espaà´’a)
    80. Jorge Venceslà´ Jimà´ nez (Albacete, Espaà´’a)
    81. Manuel P.R. (Badajoz, Espaà´’a)
    82. Gerardo Palomo Torres (Badajoz,Espaà´ ‘a)
    83. Guillermo Rey Gozalo (Cà´ ceres)
    84. Juan Baldomero Salguero Gà´’mez (Badajoz)
    85. Eduardo Suà´ rez-Bà´ rcena Dà´ az (Badajoz)
    86. Juan Antonio Robles Romà´ n. Alburquerque (Badajoz)
    87. Juan Francisco Silverio Lucio. Alburquerque (Badajoz)
    88. Jose Manuel Gamero Gallardo. Alburquerque (Badajoz)
    89. à,¡ngel Garcà´ a Diestro (Badajoz)
    90. Và´ ctor Manuel Bermejo Santana (Exremadura, Espaà´’a)
    91. Alberto Vià´’uela Rosa
    92. Lara Salas Hernà´ ndez (Badajoz)
    93. Yolanda Antà´’n Martinez (madrid)
    94. Sergio Valencia Gonzalez (Navarra)
    95. Arkaitz Velaz Izco
    96. Gorka Izquierdo Bizkarrondo (Nafarroa
    97. Carolina Gonzalez Terroba(Navarra
    98. Isis Talavera Pla (NAVARRA
    99. Estefanà´ a Husillos Borobio (Navarra
    100. Natalia Martinez Romero (NAVARRA
    101. Francisco Arregui Pino (NAVARRA
    102. Laura Ullate Clemente (NAVARRA
    103. Cristian Matute (NAVARRA
    104. David Morales (NAVARRA)
    105. Laura Guzmà´ n Nates (La Coruà´’a)
    106. Alexandra Balbà´ s Calvo (La Coruà´’a)
    107. Diego Martinez Ruiz (La Coruà´’a)
    108. Ignacio Maiso Salinas ( Zaragoza)
    109. Mateo Lopez Guerrero (Logroño
    110. Cynthia Westerveld Martinez (Marbella-Malaga, ESPAÃ’A)
    111. Gorka Amian Azcoitia ( Vancouver, BC, Canada )
    112. José Manuel Fernández DÃ-az (Sevilla)
    113. Laura Pérez Barrilero (Madrid)
    114. Esther Hernández Soriano (Valencia)
    115. Yeray Ramos Ramos (Las Palmas de Gran Canaria – Islas Canarias)
    116. RamÃ’n Manzanares RodrÃ-guez (Santa Cruz de Tenerife – Islas Canarias)
    117. Yaiza Castro Ramos (Santa Cruz de Tenerife – Islas Canarias)
    118. Andrés RodrÃ-guez Albertos (Santa Cruz de Tenerife – Islas Canarias)
    119. Esther González Carrillo (Santa Cruz de Tenerife ⠑ Islas Canarias)
    120.Carolina Pérez LÒpez (Santa Cruz de Tenerife ⠑ Islas Canarias)
    121. Berta Espejo Vigil ( Barcelona)
    121. Carolina Ferreira García (Las Palmas de Gran Canaria)
    122. Beatriz Gutiérrez Hernández (Las Palmas de G.C.
    123. Moisés Díaz Cabrera (Las Palmas de Gran Canaria)
    124. Pedro José García Martín (Santa Cruz de Tenerife)
    125. Omayra Díaz Hernández (Santa Cruz de Tenerife)
    126. Marlén González Martín-Consuegra (Gijón, Asturias)
    127. Elia Menendez Ibanez (Aviles, Asturias)
    128. Bruno Rendeiro (Corroios, Seixal, Portugal)
    129. Helder Miguel Marques Araújo (Charneca da Caparica, Almada, Portugal)
    130. Dina T. M. Araújo (Charneca da Caparica, Almada, Portugal)
    131. Joana Rodrigues (Almada, Portugal)
    132. Filipa Nunes ( Amadora, Portugal)
    133. António Lopes (Fátima, Portugal)
    134. Eliseu Maia (Fátima, Portugal)
    135. Joana Vieira (Fátima, Portugal)
    136. Ricardo Freitas (Oeiras, Lisboa, Portugal)
    137. vera paz (lisboa, portugal)
    138. Marta Furtado ( Lisboa, Portugal)
    139. Sonia Silva ( lisboa,Portugal)
    140. Leonor Babo (Lisboa, Portugal)
    141. Claudia Oliveira (Lisboa, Portugal)
    142. Catarina Leiria (Lisboa, Portugal)
    143. Luis António (Lisboa Portugal)
    144. Cristina Dias(Lisboa Portugal)
    145. Manuela Passarinho (Sintra, Portugal)
    146. Ana Sofia Gonlçalves (Coimbra, Portugal)
    147. Gisela Cruz (Coimbra, Portugal)
    148. Mário Manaia (S.Félix da Marinha, Portugal)
    149. Joana Vieira de Sá (S. Felix da Marinha, Portugal)
    150. Berta Gabriela Marques Brazão – bi 9977145 (Espinho, Portugal)
    151. Ana Fidalgo (Espinho, Portugal)
    152. Iolanda Ferreira (Espinho, Portugal)
    153. Paulo Almeida (Espinho, Portugal)
    154. Ana Gracinda Barros ( Espinho, Portugal )
    155. Suéli Canelas (Espinho, Portugal)
    156. Rui Melo (S. M. Feira, Portugal)
    157. Anabela Silva (Porto, Portugal)
    158. Elisa Silva (Porto, Portugal)
    159. Manuela Rodriguez (Madeira, Portugal)
    160. Lília Teixeira (Madeira,Funchal)
    160. Bárbara Teixeira (Porto, Portugal)
    161. Jaquelina Ferreira (Madeira, Portugal)
    162. Bernardo Semião (Ponta Delgada, Portugal)
    163.Ana Maria Silva (Lisboa-Portugal)
    164 Vera Beatriz Hoelzle Silva (Lisboa – Portugal)
    165 José António Marques ( Galway – Ireland )
    166 José Fernandes (Galway – Ireland)
    167 Ilda Palma(Setúbal- Portugal)
    168 Pedro Fialho ( Évora – Portugal )
    169 Ana Fialho (Évora – Portugal)
    170. Vania Prates (Évora – Portugal)
    171 Sérgio Penica (Évora – Portugal)
    172 Tiago Seixas (Évora- Portugal)
    173 Vanessa Godinho (Évora-Portugal)
    174 Pedro Godinho (Évora-Portugal)
    175 Liliane Damásio (Évora-Portugal)
    176 Rúben Jerónimo (Faro- Portugal)
    177 Ana Custódio (Povoa – Lisboa – Portugal)
    178 Paula Custódio (Povoa – Lisboa – Portugal)
    179 Rita Cartaxo (Tomar – Portugal)
    180 Joel Tiago Pires César (Tomar – Portugal)
    181 Célia MAria R. Cardoso(Azeitã o- Portugal)
    182 Anabela Borges(Azeitã o-Portugal)
    183 Carla Metelo ( Oeiras-Portugal)
    184 Daniel Hipólito (Sacavém-Portugal)
    185 Pedro Venturini (Povoa Sta Iria-Portugal)
    186 Ana Brites (Alverca – Portugal)
    187 Liliana Robalo (Vialong – Portugal)
    188 Diana Martins (Loures – Portugal)
    189 Juliana Ponte (Angra do Heroísmo – Portugal)
    190 Soraia Bettencourt (Angra do Heroísmo – Portugal)
    191 Raquel Bendito de Lima (Angra do Heroísmo – Portugal)
    192. Mónica Ferreirra (Angra do Heroísmo – Portugal )
    193. Joana Lourenço (Angra do Heroísmo – Portugal)
    194. Darlene Nunes (Angra do Heroísmo – Portugal)
    195. Andreia Silva (Angra do Heroísmo – Portugal)
    196. Mário Mendes (Angra do Heroísmo – Portugal)
    197. Marta Dutra (Praia da Vitória – Portugal)
    198. Catarina Estrela (Praia da Vitoria – Portugal)
    199. Gina Gomes (Praia da Vitória – Portugal)
    200. Jorge Calçada (Almada – Portugal)
    201. Marta Carvalho (Porto – Portugal)
    202. Hugo Capas (Porto – Portugal)
    203. Edite Magalhães (Porto – Portugal)
    204. Horácio Carvalho (Porto – Portugal)
    205. António Almeida (Porto – Portugal)
    206. Paulo Soares (Gondomar)
    207. Carlos Soares (Almada – Portugal)
    209. Magda Silva (Porto – Portugal)
    210. Abílio Seabra Moreira(Ponta Delgada)
    211. Raquel Loureiro (Porto – Portugal)
    212. Miguel Pinto (Porto – Portugal)
    213. Marco António Cruz (Espinho – Portugal)
    214 – Cristina Borges (Porto – Portugal)
    215 Herminia Direito (Maia Portugal)
    216 Ivan Costa (Trofa Portugal)
    217 Paulo Gomes (Sto. Tirso Portugal)
    218 – Natália Carneiro (Sto. Tirso – Portugal)
    219 -Cristina Fonseca (Sto.Tirso – Portugal)
    220- Rita Costa (Sto Tirso – Portugal)
    221 – Carla Magalhães (Porto, Portugal)
    222 – Leonor Guedes Coelho (porto, Portugal)
    223 – Nuno Montalvão (Porto, Portuhal)
    224 – Francisca Fernandes (Porto, Portugal)
    225 – Henrique Azevedo (Guimarães, Portugal)
    226 – Catarina Gonçalves (Braga, Portugal)
    227 – André Peixoto (Braga, Portugal)
    228- Ana Cristina Mota (Braga, Portugal)
    229- José Coelho (Amadora, Portugal)
    230 – Guida Pinto (Amadora, Portugal)
    231- Joel Alves (Funchal-Madeira)
    232 -Tina de Nobrega (Funchal | Madeira Island)
    233 – Graça Varela (Funchal – Madeira Island)
    234 – Judite Drumond (Lisboa, Portugal)
    237- Joaquim Sousa (Lisboa, Portugal)
    235 – Maria Fernanda Martins (Lisboa, Portugal)
    236 – Beatriz Sousa (Lisboa, Portugal)
    238 – Vasco de Sousa (Lisboa, Portugal)
    239 – Maria da Luz Martins (Lisboa, Portugal)
    240 – Danuia Pereira Leite (Lisboa, Portugal)
    241 – Ana Vasconcellos (Venda do Pinheiro, Portugal)
    242 – António José V. Caldeira (Alcobaça, Portugal)
    243 – Cecília Valentina Torres Fernandes (Vila Nova de Famalicão – Portugal)
    244 carolos A. C. Cordeiro, lisboa, Portugal
    245 – Sílvia Alves (Torres Novas, Portugal)
    246 – Andreia Neves (Torres Novas)
    247 – Sónia Valério (Torres Novas)
    248 – Pedro Antunes (Abóboda)
    249 – Ana Filipa Matos (Abóboda, Portugal)
    250 – Inês Ferreira (Santarém, Portugal)
    251- Cátia Afonso (Cacém, Portugal)
    252 – Andreia Afonso (Cacém, Portugal)
    253- Ana Paula Costa (Cacém, Portugal)
    254 – Bruno Miguel Borja (Mercês, Portugal)
    255 – Sandra isabel Batista Portugal (Rinchoa-Rio de Mouro)
    256 – Ana Catarina Guerreiro de Almeida Oliaz ( Cascais – Portugal )
    257- Diana Malhado (Lisboa- Portugal)
    258- Teresa Cepeda (Lisboa – Portugal)
    259- Richard-Renén (lisboa-portugal)
    260- Marina Conde (Sao Paulo-Brasil)
    261- Caroline Teggi Schwartzkopf (São Paulo – Brasil)
    262- Ronaldo Schwartzkopf (São Paulo – Brasil)
    263- Luiza Aparecida Ramos Teggi (São Paulo – Brasil)
    264- Amélia Ramos Mogadouro (São Paulo – Brasil)
    265- Maria Fátima Teggi Schwartzkopf (São Paulo – Brasil)
    266 – Elton Zuppo (São Paulo – Brasil)
    267 – Oswaldo Luiz Pasqualin (São Paulo – Brasil)
    268 – Juliana Baldassarri Bizzarri (São Paulo – Brasil)
    268 – Marcello Bizzarri (São Paulo – Brasil)
    269 – Graziela Baldassarri (Florianópolis – Brasil)
    270 – Fabio Luiz de Souza (Dubai – U.A.E)
    271 – Lucia Claudia Lopes (São Paulo – Brasil)
    272 – Marcos de Carvalho (São Paulo – Brasil)
    273 – Bruna Correa (São Paulo – Brasil)
    274 – Renata Mendes dos Santos (São Paulo – Brasil)
    275- Márcia Mollo (São Paulo- Brasil)
    276- Hilda Mollo (são Carlos – Brasil)
    277- Eliseu Roberto S.Santos (São Paulo – Brasil)
    278 – Vera S. A. Falcone – (São Paulo – Brasil)
    279 – Decio C. Falcone São Paulo- Brasil)
    280 – Pierson Araujo Alhadef – Brasília – Brasil
    281 – Christina Habli Brandão Dutra (Brasília – Brasil)
    282 – Ozana Andrade (Brasília – Brasil)
    283 – Claudio Henrique Ferreira da Silva (Brasília – Brasil)
    284 – Igor Reis Trigo (Brasília – Brasil)
    285 – Fabíola Sinimbú Lima (Brasília – Brasil)
    286 – Michele Freitas Rossari (Porto Alegre – Brasil)
    287 – Daniele Jardim Vasconcellos (Porto alegre – Brasil)
    288 – Gabriela Sánchez Núñez (Porto Alegre-Brasil)
    289 – Ana Herta Kelling (Porto Alegre – Brasil)
    290 – Cristiane Muller Mello (Porto Alegre – Brasil)
    291- Cintia Fumagalli (São Paulo- Brasil)
    292- Samanta Fumagalli (São Paulo-Brasil)
    293- Aline Fumagalli (São paulo- Brasil)
    294- Terezinha de J. N. Fumagalli (São Paulo- Brasil)
    295 – Erika Farias dos Santos (São José do Rio Preto – SP)
    296 – Vilson Henrique Selere (São José do Rio Preto – SP)
    297 – Fabiana dos Santos Pezzotti (Bady Bassitt – SP)
    298 – Leandro Henrique Visinume (São José do Rio Preto – SP)
    299 – Erica Regina Castilho (São José do Rio Preto – SP)
    300 – Maria Ivone Cambiaghi (São José do Rio Preto – SP)
    301 – Aparecida de Almeida Cambiaghi (São José do Rio Preto – SP)
    302 – Janaina Selere Nunes Rocha (São José do Rio Preto – SP)
    303 – Anallu Garcia (São José do Rio Preto – SP)
    304 – Duílio Selere (São José do Rio Preto – SP)
    305 – Glícia Alessandra Cambiaghi (São José do Rio Preto – SP)
    306 – Jair Aparecido Barbosa (São José do Rio Preto – SP)
    307 – Mariana Peters Olivio (São José do Rio Preto – SP)
    308- Luciana Carneiro Meneguete (São José do Rio Preto – SP)
    309- Francisco José Pinheiro (São José do Rio Preto – SP)
    310- Solange Carezzato São Paulo- Brazil
    311-Waleska Giglio (São Paulo – SP – Brsail)
    312 – Amélia Pereira (São Paulo – SP – Brasil)
    313 – Antônia Maria de Jesus Caetano (São Paulo – SP – Brasil)
    314 – Osório Caetano (São Paulo – SP – Brasil)
    315 – Neuzete Aparecida Fukuoka (São Paulo – SP – Brasil)
    316 – Fábio Toshio Fukuoka (São Paulo – SP – Brasil)
    317 – Emílio Satoshi Fukuoka (São Paulo – SP – Brasil)
    318 – Marcos Toshio Fukuoka (São Paulo – SP – Brasil)
    319 – Donizeti Caetano (São Paulo – SP – Brasil
    320 – Marlene Arcanjo (São Paulo – SP – Brasil)
    321 – Carla Regina Caetano (São Paulo – SP – Brasil)
    322 – Ariadne Thaís Caetano (São Paulo – SP – Brasil)
    323 – Miriam Rosane Imagawa (São Paulo – SP – Brasil)
    324 – Maria Cássia Caetano (São Paulo – SP – Brasil)
    325 – Daniela Ressia (Sao Paulo – Brasil)
    326 – Ninah Belletato (
    327 – Regina Dias Villas Bôas (São Paulo – Brasil )
    328- Ana Paula de Miranda ( Campinas – Brasil)
    329 -Ana Paula Susanna (Campinas- Brasil)
    330 – Vasco Moretti Filho (Campinas – SP – Brasil)
    331 – Andrés Rodrigo Zúñiga Cáceres (Campinas -SP – Brasil)
    332 – Hélio de M. Valverde (Campinas – SP – Brasil)
    333- islene Maria Barbosa Ucci ( Campinas -SP-Brasil)
    334 – Laura Lupicinia da Sila (Campinas – SP – Brasil)
    335 – Christiane Moura Velho (Campinas, SP – Brasil)
    336- Jordana Machado (Campinas – SP – Brasil)
    337- Bruna Oliveira (Campinas – SP- Brasil )
    338 – Flávia Palata (Campinas – SP- Brasil )
    339 – Danusa Nóbrega Dantas (Brasília – DF- Brasil)
    340- Flávia Gabriela Cezario da Nóbrega(Brasília – DF- Brasil)
    341 – Pedro Chiappini Pereira de Oliveira (Niterói – RJ – Brasil)
    342 – Vanessa Rocha da Silva (Niterói – RJ – Brasil)
    343 – Camila Martins Ribeiro (Rio de Janeiro-RJ-Brasil)
    344 – Roberta Ribeiro Cassiano (Rio de Janeiro-RJ-Brasil)
    345 – Paula Martins Ribeiro (Rio de Janeiro-RJ-Brasil)
    346 – Sandra Simone Martins (Rio de Janeiro-RJ-Brasil)
    347 – Gilberto Pereira (Rio de Janeiro-RJ-Brasil)
    348 – Leonardo Silva Reis (Rio de Janeiro – RJ – Brasil)
    349 – Nayana Ágni Lourenço Marins (Rio de Janeiro – RJ – Brasil)
    350- Sandra Lucia Ferreira Dias – (Rio de Janeiro – Brasil)
    351_Maisa Estrela de Oliveira_(São Paulo-Brasil)

    • MARCIA ARAUJO AZEVEDO

      • yasmin dos santos (brasilia-DF-Brasil)

  41. Olá
    Gostaria de denunciar maus tratos de 3 cachorros eles vivem em um quintal super pequeno,toma chuva e qndo esta sol normalmente a dona sai de casa e deixa os animais sem agua e sem comida o dia todo,eles costumam brigar entre eles e ao inves da dona separar, ela espanca eles com porradas,vassourada,chineladas e eles gritam tanto que dá p/ouvir até na rua de cima onde ela mora,eles não tem carinho nenhum e ainda sentem muita sede duranteo dia.

    SEGUE ENDEREÇO:AV. ROSA MOLINA PANOCCHIA,23
    JARDIM VALÉRIA – GURULHOS – SP
    CEP 07124-543
    NOME DA DONA DOS CACHORROS: SANDRA MARIA

    GOSTARIA QUE VCS RESGATASSEM ESTES ANIMAIS POIS ELES SOFREM D+

    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA AJUDA,E GOSTARIA DE NÃO SER IDENTIFICADA,QUE MEU NOME NÃO SEJA REVELADO.

    * ASSIM QUE RECEBER ESTE E-MAIL ME CONFIRME O RECEBIMENTO.

    ATENCIOSAMENTE,

  42. recebi email de uma cidadã da cidede chamada Alegre -Espirito Santo pedindo socorro e perguntando a quem recorrer já que várias pessoas estão colocando fogo nos cães de rua. as cenas são bábaras. agradeço a gentileza, um abraço.

    • Pedro;

      Qual a cidade?

      Aguardo retorno.

      Grande abraço,

      Marcelo
      Amigo do Bicho

  43. Primeiramente parabéns por vossa actuação na causa dos animais.
    Gostaria de pedir lhes uma ajuda.
    Moro em Curitiba e queria saber como agir a respeito de num canil:
    La vive confinados 30 cachorros ( qui foram pegos nas ruas, de diferentes racas e tamanhos) e mais de 30 gatos que ficam enjaulados numa espece de gaiola.
    Os cachorros vivem em canis, alguns cobertos com uma lona( não sei a rasão) as vezes três cachorros no mesmo canil, que ficam uns em face dos outros; assim os animais se afrontam e as vezes se agridem, latem e uivam dia e noite eles vivem muito stressados.
    A proprietária não mora na referida casa , enato nao sabe o que acontece 24 h por dia e recusa escutar a visinhanca dizendo fazer obra pelos animais. As aguas que saem desta casa escorrem pelas ruas sao fétidas, ,dos canis e do gatil exalam constantemente um mal cheiros horrível tem também muita moscas .
    Alem de tudo a tal casa do canil fica na mesma rua, a alguns metros de três Unidades de Saude do Governo:
    Hospital Osvaldo Cruz que trata de Aides e outras doenças infecciosas.
    Banco de sangue HEMEPAR que trata de hemofílicos e câncer do sangue,
    Hospital Psiquiatrico
    Ha dois anos moro nesta rua nunca vi os animais dar um passeio …
    Estamos ouvindo cada dia esta ORQUESTRA DO HORROR que testemunha o SOFRIMENTO destes animais
    A nove meses estamos lutando por vestes animais e também pelo nosso sossego.
    Obrigada em nos aconselhar
    Luzia

    • Luzia;

      Creio que a melhor maneira para resolver a situação dos cães é procurar a ajuda de alguma entidade de proteção animal em Curitiba, para que as providências corretas sejam tomadas.

      http://www.caopanheirocuritiba.com.br

      http://www.adotebicho.com.br

      Acesse estes dois endereços de entidades de sua cidade. Conte o caso e peça ajuda para resolverem a situação dos animais. Infelizmente algumas pessoas acham que fazer proteção é simplesmente encher o quintal de animais abandonados.

      Peço desculpas pelo atraso na resposta.

      Grande abraço e fique com Deus.

      Marcelo
      Amigo do Bicho

  44. Hoje pela manhã presenciei uma atropelamento de um cachorro, fiquei super indignada pois a pessoa que atropelo fez de maldade e simplesmente foi embora e não socorreu o probre cãozinho.
    Fui atrás do monstro para solicitar socorro e o mesmo ignorou e foi embora. A Placa do Carro è Rio de Janeiro LCF 1284.
    Temos que fazer algo, conto com ajude de alguém para punir este monstro.
    Fica aqui minha indignação
    Bjs:

    Priscila

    • Priscila;

      Vá até algum quiosque da PM e faça um Boletim de Ocorrência – BO. De posse deste boletim acione uma entidade de proteção animal em sua cidade ou mesmo a OAB local. Pode também fazer uma reclamação por escrito ao Ministério Público com cópia do BO. Outra opção é procurar algum serviço de assistência judiciária de alguma faculdade de Direito e iniciar um processo penal contra este imbecil. Normalmente este trabalho é gratuito para a população.

      Grande abraço e fique com Deus.

      Marcelo
      Amigo do Bicho

    • de nada adianta essas postagens sem endereço, bairro ,
      ponto de referencia nome etc… nadinha mesmo.. so tempo jogado fora

  45. Bom dia! Moro em Goiânia e ontem em um Pet Shop de um Shopping daqui notei que os animais ficam presos nas jaula que nem os cabe direito. Há animais com sarna. Gostaria de saber se é possível denunciar esse estabelecimento pois os animais ficam presos lá 24h.

    Grata!

    • Cara Arissa;

      Resposta enviada por e-mail.

      Grande abraço,

      Marcelo
      Amigo do Bicho

    • EU FREQUENTO ESSE SHOPPING E NUNCA VI NENHUM ANIMAL MAL TRATADO, PELO CONTRARIO ESTÃO SEMPRE MUITO BONITINHOS,
      JAULA! QUE EXAGERO, UMA GAIOLA PARA SER EXPOSTO TUDO BEM.

  46. muito bom esse artigo.. tenho um vizinho que pratica maustratos por agressões ao seu cachorro.. e ja sei como denunciar!!

    • gostaria de saber como fazer uma denuncia contra o Hospital de Medicina Veterinária Professor Firmino Marsico Filho (Huvet) q se localiza na Rua Vital Brazil Filho, 64, Santa Rosa, Niterói e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

      esse hospital vet. criado inicialmente para ser publico, hoje esta cobrando e se recusando a atender cães de pessoas carentes no dia de 23 de março de 2010, presenciei e gostaria de denunciar uma cena grotesca de maus tratos a animais vinda justamente de quem deveria ajuda-los, um senhor carente sem condiçoes de pagar pelo atendimento levou um cão em estado grave com varios ferimentos pelo corpo e convulsionando para esta unidade onde foi negado o atendimento ao cão, revoltado e em lagrimas o senhor deixou o cão agonizando na entrada do hospital e foi embora, veterinarios da unidade prontamente levaram o cão para fora do hospital levando-no para rua, apos alguns minutos os propietarios de cães q aguardavam para serem atendidos se revoltaram com a atitude e ofereceram entao PAGAR pelo atendimento emergencial do cão q agonizava em fernte a unidade, para surpresa de todos os veterinarios se NEGARAM a atender o cão alegando q ele não tinha dono, ouve um principio de confusao entre os funcionarios e os clientes que ameaçaram invadir a unidade a força, após 2horas de agonia do animal, conseguiram praticamente a força, (mesmo PAGANDO CERCA DE 70 REAIS pelo serviço)q alguem atende-se o cão que foi sacrificado apos 2 horas de agonia dentro e em frente do local que inclusive por lei , era obrigado a socorre-lo, ja que desde o primeiro minuto varias pessoas se responsabilizaram pelo PAGAMENTO do serviço.

      além de imoral e anti-etico os funcionarios dessa unidade cometeram CRIME ja que se recusaram a atender o animal.

      gostaria muito de denunciar esse local (o que já o fiz na delegacia)

      me disponibilizo a dar meu nome, telefone, foto ou o que for nescessario para realizar a denuncia.

      atenciosamente eduardo koppk pedrogam

      • Caro Eduardo;

        Sua denúncia é gravíssima. Vou repassar para toda a nossa lista de protetores em todo o Brasil. São vários os crimes cometidos, não só maus tratos. Infelizmente a situação deste hospital é a mesma de milhares de clínicas veterinárias, profissionais formados sem qualquer vocação, apenas pelo dinheiro. Se esquecem do juramento solene logo após a colação. Pessoas que não se importam com os outros e com os animais.

        Parabéns pela sua atitude e dos outros presentes. Se você fez BO agora precisar pressionar o delegado para seja aberto o inquérito policial. Após as apurações feitas pela Polícia Civil, o caso é encaminhado à justiça, se o delegado entender que houve crime.

        Uma boa ação é acionar o Ministério Público ai de Niterói. Descubra qual o promotor é o responsável pelo Meio Ambiente, lembre-se que maus tratos está regulado na Lei de Crimes Ambientais. Faça a denúncia por escrito e protocole no MP. Fala também denúncia à Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores. Procure, se possível, alguma entida de proteção do RJ (talvez a SUIPA), e peça ajuda para a mobilização sobre o ocorrido. Por fim, denuncie nos jornais e nas TV’s.

        Gostaria de ser informado sobre o desdobramento deste caso.

        Grande abraço e fique com Deus.

        Marcelo
        Amigo do Bicho

  47. Muito bom o artigo… conheço uma pessoa que abandonou seu cão e huje ele vive nas ruas mas eu do pão para ele e brinco com ele e agora ele está dormindo na casa de um homem!!!

  48. Muito bom este artigo… Agora já sei como fazer para denunciar. Obrigada. Amo os bichinhos e o que puder fazer para ajudar, farei. “Você é responsável pelo que cativas”

  49. Essa informação é muito importante. Muita gente se depara com uma situação de maus-tratos, mas não sabe como proceder, como denunciar.

  50. Excelente esclarecimento, Marcelo!!! Informação abre portas! Aprendi muito e vou estar mais preparada agora para cumprir com meu papel de cidadã. Vou enviar aos meus contatos de e-mail! Abraço grande!
    Caroline

    • socoroooooooo eu moro em itapebi-bahia e tem uma mulher aqui que tem um cachorro …coitado do cachorro o nome dele e vandame vcs precisam de ver a condiçao do cachorro…as comidas que ela coloca para o cachorro e uma porcaria comida podre que os urubus ficam brigando para comer….o cachorro fica na rua e quase todos os dias ela bate no cachorro com um pedaço de pau o cachorro nao consegue nem mais andar… nome da suposta dona :lega
      nome do cachorro:vandame
      cidade nova
      quero a resposta por favor….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 58 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: